segunda-feira, 1 de junho de 2009

Quarto encontro


30/05-Finalmente o dia das leituras dos trabalhos. Poucos apresentaram suas reflexões, mas estes poucos foram muito interessantes, inclusive com leituras de suas produções postadas em seus blogs ou apoiadas em power points por eles realizados. Esperamos que, no quinto encontro ( de 8), possamos realmente trocar, em duplas, os textos que estão sendo reescritos ou melhor desenvolvidos.Aos que preferirem, deixamos outra sugestão, bem ampla, de tema para texto: " escrever sobre a escrita é o futuro da escrita"- frase de Haroldo de Campos que consta no primeiro formante de suas Galáxias.

Ao que parece, a grande diferença entre este módulo e os anteriores é que ele apresenta um grau de dificuldade maior. Enquanto vários módulos anteriores trataram de motivar comentário crítico sobre obras ( ensaio), ou foram inspirados em memórias dos escreviventes (relatos, autobiografia))e também em criação de seres imaginários( descrições e narrativas), aqui tentamos traçar um caminho para um texto expositivo e/ou argumentativo. Para complicar, somamos noções de conceitos da Literatura Comparada ainda muito recentes.

Evidentemente não se pretende esgotar o assunto 'intertextualidade', mas trazer um pouco do repertório de cada um, provocar um 'mergulho', um movimento vertical em direção a apropriações culturais, simbólicas e subjetivas, um entrar e sair do labirinto de fios do intertexto. A ideia ,aqui, é dar voz a um leitor-autor, que se reconhece como parte no (dis)curso da história que está sendo lida e narrada ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário