quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aviso aos escreviventes


Queridos, este comunicado será passado por e-mail também e servirá como tira-dúvidas sobre o texto que trocarão no próximo encontro (06/06).

Como lembram, iniciamos nossa atividade lendo um fragmento de Galáxias, de Haroldo de Campos, investigando possíveis intertextualidades e pensando na questão dos limites entre prosa e poesia. Na ocasião, ensaiamos um parágrafo ( ou mais) sobre esta questão.Outro exercício para 'aquecimento' foi a produção de texto intencionalmente intertextual para que o grupo identificasse o que estaria sendo citado.

Enquanto trabalhávamos noções sobre o tema do atual módulo( 3 encontros), repeti diversas vezes a proposta de trabalho que deveria ser feito para a troca em classe com colegas( quarto encontro): localizar em suas leituras possíveis intertextualidades, apresentar ao grupo, problematizar o tema, talvez, e deixar claro ao leitor seu ponto de vista no tocante à própria descoberta.

Resumindo:
-constatar um fato intertextual;
-esclarecer ou lançar dúvida se se trata, realmente, de intertextualidade (problematizar);
-delimitar o ângulo que será abordado;
-Se for o caso de tentar convencer o leitor acerca de questão polêmica, argumente tentando invalidar antecipadamente provas que sustentariam um ponto de vista diferente do seu.

De modo geral, os textos argumentativos e expositivos não representam diretamente a opinião dos autores e pretendem-se objetivos. Neste nosso exercício, proponho algo diferente: que exponham e argumentem da forma mais subjetiva posssível, trazendo exemplos vividos ou vivenciados, sentidos ou pensados.

Finalmente, lembremos que o texto escrito tem no parágrafo sua unidade de construção.Essa unidade é composta de um ou mais períodos reunidos em torno de ideias estritamente relacionadas.Não há normas rígidas para paragrafação,e a tendencia atual é não usar parágrafos muito longos.

Recordando, cada parágrafo deve relaciona-se a uma ideia importante. Aquele que iniciar por uma frase-núcleo ou tópico frasal( o qual não precisa ser necessariamente no início do paráfrafo) oferece maior legibilidade, visto que tal frase funciona como elemento desencadeador das ideias subsequentes.

O Parágrafo pode ser considerado um microtexto( com introdução, desenvolvimento e conclusão) dentro de um texto maior, e deve ser claro, conciso e coerente.

No tipo de exercício proposto, a ordenação lógica das ideias será fundamental pera argumentação, relações causa-efeito, o encaminhamento do geral para o específico e conclusão.

obs: 1-evite repetição de termos, clichês e pormenores impertinentes;2-ponha em parágrafos diferentes ideias igualmente relevantes, relacionando-as por meio de expressões adequadas à transição;3- o desenvolvimento da mesma ideia-núcleo não deve fragmentar-se em vários parágrafos para que o texto não pareça ter mudado de asunto.


Estas orientações foram baseadas em; BARTOZZO,Valdir Heitor- Pró-universitário- Módulo I-USP. Secretaria do Estado da Educação, SP,2004.

PS: as fotos dos escreviventes foram feitas por Ellen Hardy! Obrigada Ellen...

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