terça-feira, 30 de março de 2010

27/03/2010- Terceiro encontro da oficina de textos argumentativos

O encontro do Escrevivendo no sábado, 27/03, foi dedicado à leitura de textos solicitado aos participantes no sábado anterior, uma carta supostamente destinada à redação de um jornal a fim de comentar artigos de opinião dos colaboradores a respeito das Olimpíadas.

Como sempre tem ocorrido, os textos apresentados possuem um nível muito bom, poucas vezes necessitando intervenções profundas ou alongadas por parte dos mediadores.

Apesar disso, alguns textos estavam incompletos e sem a devida conclusão, o que dificultou bastante o entendimento do sentido que o autor quis dar às suas palavras, já que, parafraseando o poeta barroco, o todo sem a parte não é o todo. À parte isso, a intenção das falas e comentários dos participantes sempre teve como norte a indagação sobre a estrutura argumentativa e os próprios argumentos utilizados pelos redatores para se posicionar em relação aos textos de Scliar e Rubem Alves, independente do estilo sarcástico, lírico, racionalista ou emocional dos textos lidos.

Novamente a duração de nossa reunião não foi suficiente para que todos os integrantes fizessem sua leitura, o que acaba sendo uma boa indicação da quantidade de intervenções e da participação ativa e intensa dos escreviventes. Obviamente, as leituras que faltaram ocorrerão no próximo encontro, ao mesmo tempo em que os mediadores receberão por escrito a segunda versão dos textos já lidos e debatidos.

No próximo encontro, abordaremos um pouco da admirável obra do padre Antonio Vieira.

Esperamos todos lá!

Nedilson César

Nenhum comentário:

Postar um comentário