segunda-feira, 19 de abril de 2010

10 e 17/04/2010 - Quarto e quinto encontros da Oficina de Textos Argumentativos

Começamos o quarto encontro da Oficina de Textos Argumentativos analisando as estratégias utilizadas em um postal de divulgação, cujo objetivo era anunciar o lançamento do filme “007 - Quantum of Solace” em DVD. Dentre os tópicos elencados pelos distribuidores do filme estavam os ferimentos que o ator principal havia colecionado em função de sua decisão de não usar dublês durante as filmagens. Alguns participantes da oficina notaram que a utilização de argumentos como esse visam a persuadir àqueles que se interessam por filmes de ação a assistirem ao novo filme de James Bond. Mas e os espectadores que gostavam do charme da personagem?

Depois dessa rápida atividade introdutória, retomamos os trabalhos de leitura e comentários sobre as cartas de leitores escritas pelos escreviventes, relativas aos artigos de Scliar e Alves sobre as Olimpíadas.

Além da leitura das cartas, foi proposta também a leitura de trechos do Sermão do Bom Ladrão, de Padre Antônio Vieira. Seus fortes argumentos de autoridade e a trama bem tecida de seu sermão, atualíssimo tanto no tema como na linguagem, levaram a escrevivente Sandra Bueno a comprar um livro com alguns sermões de Vieira, que ela está degustando com sua irmã, numa leitura compartilhada. É isso aí, Sandra, desejamos uma boa leitura para vocês duas!

Já no quinto encontro, retomamos algumas estratégias argumentativas presentes em todos os textos lidos até o momento, organizando os conteúdos de modo mais didático. A partir dessa exposição, voltamos ao texto do Vieira e analisamos a sua estrutura, alem de buscar refletir sobre as escolhas realizadas pelo autor na construção de seu texto.

Para continuar dentro do tema da corrupção, lemos ainda uma crônica de Luis Fernando Veríssimo, Criar o ministério da corrupção, que aborda o assunto usando e abusando do recurso da ironia. E a partir daí, o exercício proposto foi o da produção de uma crônica sobre o tema.

Semana que vem, vamos ler em classe essas últimas produções dos escreviventes! E esperamos que até quarta que vem, dia 21, todas as cartas sejam devidamente revisadas por seus autores e enviadas a nossos e-mails, OK?

Até lá!
Gabriela Rodella

Nenhum comentário:

Postar um comentário