terça-feira, 23 de março de 2010

20/03/2010 - Segundo encontro da Oficina de Textos Argumentativos

Desse segundo encontro de Argumentativos alguns colegas participaram pela primeira vez. Em função disso, fizeram uma breve apresentação de suas expectativas com relação ao trabalho com esse tipo de texto e nos contaram o que fazem da vida e por que estão conosco na oficina.

Depois de uma breve recapitulação dos argumentos apresentados por Moacyr Scliar em seu artigo “A Olimpíada é a vida – melhorada”, partimos para a leitura do segundo texto sobre o mesmo tema, escrito por Rubem Alves, denominado “Não vou ver as competições...”.

A partir dessa leitura, deu-se uma acalorada discussão sobre a pertinência ou não dos argumentos apresentados pelo autor. Alguns escreviventes ressaltaram que consideraram insuficientes os argumentos que desqualificam o esporte de alta performance e que, a partir daí, pregam a não necessidade do acompanhamento dos jogos olímpicos.

Foi discutida também a estrutura do artigo lido, organizado em quatro parágrafos bem marcados, defendendo um ponto de vista sem apelar ao emocional do leitor, contando, além disso, com certa dose de ironia. Também foi levantada a pertinência do uso do argumento de autoridade ao início do artigo, quando o autor se refere a um professor de Educação Física e à tese por ele defendida, que passará a ser defendida também pelo próprio Rubem Alves. Dessa maneira, algumas questões relacionadas à argumentação em textos opinativos foram analisadas.

Ao final do encontro, foi proposto aos alunos que escrevessem uma carta do leitor dirigida a um dos autores de um dos artigos lidos, ou aos dois, concordando ou discordando de seus argumentos. Essas cartas serão lidas em voz alta no próximo sábado.

Até lá!
Gabriela Rodella

Nenhum comentário:

Postar um comentário