segunda-feira, 21 de setembro de 2009

19/09 - Quinto encontro

Hoje pude ler e comentar(ao mesmo tempo), observando coesão, coerência, clareza, e gramática, algumas produções como exemplo de olhar crítico a ser treinado para comentários sobre textos de colegas no decorrer da oficina.

Ainda que concordemos que a escrita responda a uma função social e que seja fruto de motivação(caso contrário ela passa a ser apenas demonstração de conhecimentos técnicos e gramaticais), ficou claro que, justamente quando estamos motivados, acabamos, muitas vezes, escrevendo da forma que pensamos ou falamos! Neste caso, devemos redobrar a atenção e os cuidados na releitura e na reescrita de nossos textos.

Assim, passamos às trocas de produções (em duplas) " Que leitor sou eu". Adoro este burburinho!

Segundo Lucília Garcez, em A Escrita e o Outro,

" Na atividade de releitura, os participantes do evento, em graus e perspectivas diferentes, exercem um esforço em busca da compreensão responsiva ativa de que fala Bakhtin*. Para isto, alternam suas perspectivas de leitura. O comentarista tenta colocar-se no lugar do produtor para compreender suas intenções e propósitos, e o produtor do texto procura relê-lo, colocando-se numa outra posição, a de interlocutor de seu próprio discurso...É nesse exercício que ambos aprofundam seu conhecimento sobre o funcionamento do texto e sobre os aspectos que devem levar em consideração no processo enunciativo ou interpretativo"

* consultar marcador 'bibliografia'

Nenhum comentário:

Postar um comentário