segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

23/01/2010 – Segundo encontro da oficina de leitura e escrita/crônicas sobre a cidade de São Paulo

No último sábado, antevéspera do aniversário da cidade de São Paulo, ocorreu o segundo encontro do Escrevivendo 2010. O ponto de partida dessa vez foi a audição da originalíssima “Augusta, Angélica e Consolação”, de Tom Zé e a leitura da crônica “Por que São Paulo?”, de Mário Prata. As duas obras provocaram intervenções inteligentes e criativas dos escreviventes, às vezes por aproximação, outras vezes por divergência do ponto de vista dos autores ou de algum detalhe abordado. Houve oportunidade de todos expressarem suas idéias, além de uma boa dinâmica nas ponderações.

Num outro momento do encontro, os participantes passaram à elaboração de um texto a partir da pequena lista individual de lugares marcantes da cidade de São Paulo. Como essa lista havia sido solicitada no sábado anterior, alguns escreviventes trouxeram o texto já mais ou menos encaminhado, o que deu margem para que fossem feitas algumas trocas de produções textuais.

Após a conclusão dos demais textos chegou a vez da leitura de cada um deles, atividade que não foi possível encerrar naquele mesmo dia devido ao tempo gasto nas discussões e comentários (isto é comum e bem aceito na oficina, uma vez que temos programa aberto em função da dinâmica do grupo), já que as leituras apresentadas suscitaram algumas intervenções que se prolongaram naturalmente. Assim, o nosso próximo encontro se iniciará com a continuação dessa atividade de leitura dos textos dos participantes. Contamos, uma vez mais, com a participação de todos. Até mais ver!
Nedilson César








Nenhum comentário:

Postar um comentário