quinta-feira, 7 de maio de 2009

WORKSHOP PROJETO ESCREVIVENDO

Workshop para educadores na Casa das Rosas faz sucesso, gerando até lista de espera

Projeto Escrevivendo é ampliado e passa a ter programa especial para professores; inscrições para primeira edição rapidamente se esgotaram e nova data será programada

O Projeto Escrevivendo, que faz sucesso com oficinas de leitura e escrita para o cotidiano, com interface para blogagem, entre outras iniciativas, ganhou uma programação especial para educadores, o Workshop Projeto Escrevivendo 2009. O novo formato leva o modelo do Escrevivendo para educadores de museus, bibliotecas, Centro de Integração da Cidadania (CIC), centros culturais e professores da rede de ensino. “Há uma grande demanda por uma formação continuada e desenvolvimento do processo pessoal de escrita. As fases escolar e universitária, ou a atividade exercida no trabalho, não suprem -ou até inibem- a nossa necessidade de expressão e criação, daí a importância das oficinas,” declara Karen Kipnis, coordenadora do Projeto Escrevivendo.

Na primeira edição do Workshop para educadores, todas as vagas foram preenchidas e já há lista de espera para a próxima, no segundo semestre. Informações pelos telefones (11)3288-9447 e (11) 3285-6986. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura em conjunto com a Poiesis – Organização Social de Cultura, que administra a Casa das Rosas.

Sobre o Projeto Escrevivendo

O Projeto Escrevivendo é um desdobramento do minicurso Textando2005, então coordenado pela professora Neide Luzia Rezende (FE/USP) e desenvolve-se, desde 2006, na Casa das Rosas. Com a proposta de incentivar jovens e adultos a produzir textos e a refletir sobre sua maneira de escrever, a oficina pretende desmistificar o ato da escrita, transformando-o num processo centrado na reflexão sobre o assunto, a forma textual adotada, o papel do leitor e o encadeamento das idéias. Assim, seu objetivo é, além de desmitificar o ato de escrever, transformar os autores em leitores críticos de seus próprios textos.


“As oficinas buscam motivar e criar contextos para práticas de escritas. Partimos da leitura de textos literários para problematização sobre gêneros e tipos do discurso e discussão de temas. Depois, todas as produções dos 'escreviventes' são lidas e comentadas pelo grupo; e reescritas. É Importante ressaltar que enfatizamos mais o sujeito e seu processo que o produto. ”afirma a professora.


Parte deste projeto envolve também a coordenação de estagiários de licenciatura oriundos da FE/USP- alunos do curso de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, da professora Neide Luzia de Rezende. “Neste estágio, podem suprir uma grande demanda do público por atividades desta natureza em espaços culturais. Além disto, esta é uma oportunidade real que estes alunos têm de planejar, ministrar e avaliar suas aulas,” explica Kipnis.


Quem pode participar

Pré-vestibulandos, estudantes universitários, profissionais formados, aposentados, 'seminovos'-como diz vovó Neuza ('vovó blogueira'- escrevivente que caiu na mídia) e interessados no tema podem participar das oficinas que acontecem na Casa das Rosas e que já foram oferecidas também no Museu da Língua Portuguesa e na Biblioteca Temática de Poesia Alceu Amoroso Lima. O objetivo é alcançar um público heterogêneo.



Serviço da Casa das Rosas– Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista - próximo à Estação Brigadeiro do Metrô

São Paulo – SP


Horário de funcionamento:

De terça a sexta, das 10h às 22h

De sábado e domingo, das 10h às18h


Tels.: (11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447

www.poiesis.org.br/casadasrosas

Estacionamento conveniado: Al. Santos, 74

Um comentário:

  1. Cara Profª Neide e Karen ,
    entrei no Blog e achei o máximo... Estou muito curiosa em poder participar das oficinas com vocês.
    Quando estarão abertas as próximas vagas para a oficinas do Escrevivendo?
    Um abraço
    Margarete de Oliveira fui aluna da prof Neide ( Ex aluna do Curso de Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa FE/USP ( Licenciatura) acho que fiz um curso e 2000... atuo como educadora em museus de artes, atuamente sou assistente de coordenação do Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
    Quando fiz o Curso com a Professora Neide eu atuava como educadora no MAC _USP.
    Naquela época fiz estágio nao Projeto Cidade. ( acho que era este o nome do projeto) e fiz uma pesquisa sobre os museus da USP, não sei se a professora Neide se recorda....
    Bom, a última vez que nos encontramos foi no Seminário nas Casas da Rosas no final de 2009 Educativos em Rede.
    Fiquei muito interessada em conhecer mais de perto o trabalho de vcs. Um abraço aguardo contato.
    oliveiramargarete@yahoo.com.br

    ResponderExcluir