O encontro do ESCREVIVENDO do último sábado, 12/09, foi muito interessante apesar de não ter seguido a atividade pré-estabelecida no encontro anterior, a atividade de troca dos textos e comentários dos participantes (“Que leitor sou eu?”).
Em vez disso, foi feita a leitura de uma crônica de Arthur Nestrovski (“Nove anos para um verso”) narrando a origem da música João Valentão e referenciando, de maneira ampla, a obra de Dorival Caymmi, mestre do cancioneiro nacional.
A partir do texto de Nestrovski foi possível conversar um pouco sobre vários assuntos pertinentes aos nossos encontros de sábado. Alguns desses assuntos permeiam nossas conversas desde o primeiro bate-papo, como o uso normativo e/ou opcional da vírgula ou algumas características tipológicas dos textos.
Outros assuntos, como a importância do tópico frasal na estrutura do texto e a função de elementos coesivos nessa estrutura textual, puderam ser objetivamente apontados no elogio do crítico ao mestre baiano, tornando mais fácil, ou menos difícil, a apreensão do que é dito teoricamente.
A troca dos textos que não ocorreu no último sábado ficou, então, adiada para o próximo. Assim, todos aqueles que não haviam feito ou trazido seu texto, por favor, não faltem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário