Depois de muito tempo, mais ou menos quatro anos, este foi, realmente, um primeiro encontro. Participantes do Projeto Escrevivendo que estiveram conosco desde 2006, 2007, 2008...ou seja ,que participaram muitos anos das oficinas na Casa das Rosas, a 'velha guarda', tomaram rumos distintos neste semestre.
Isto com exceção de Guilhermina que,ao entrar - e não reconhecendo escrevivente algum - pergunta: "entrei em sala errada??"
Iniciamos com as apresentações e,em seguida,com a discussão sobre alguns dos mitos relacionados ao ato da escrita: escrever é um dom para poucos eleitos,escrever é um ato espontâneo, desvinculado de práticas sociais, escrever não é importante no mundo contemporâneo, escrever é um ato desvinculado do ato da leitura.
No novo grupo há recifenses,cearense,paraibano e mineiro entre paulistanos e paulistas: êê São Paulo! Depois de refletirmos sobre o ato da leitura e da escrita,pausa para um cheiroso café no Panaroma (anexo).
A prática do exercício lúdico 'Durindana' foi seguida de leituras e muitas risadas. Para casa, sugeri que escrevam e tragam ,para o segundo encontro, carta de reclamação (alguém confessou que já escrevera uma para ex-namorado)ou elogios. Afinal, a palavra fere, mata, mas também pode criar: "Num princípio..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário