domingo, 17 de maio de 2009
Primeiro Encontro
(09/05)Num princípio, no módulo maio/junho sobre intertextualidade, ouvimos a leitura que o autor Haroldo de Campos faz do primeiro formante de sua obra Galáxias ( www.poesiaconcreta.com).
Partindo do oral para o texto escrito, comentamos sobre os vários tipos de intextualidades que estavam explícitas no texto, e as nem tanto.No exercício de tentar aproximar o texto de Haroldo com a ' biblioteca' interior de cada participante, ficou mais claro que a 'intertextualidade do leitor' ( receptor) é tão importante quanto a do autor, em sua obra, seja ela intencional ou não.
Comentamos ,ainda, a aproximação dos atos de leitura e escrita: ao ler, já estaríamos criando nosso próprio discurso, e, ao escrever, estaríamos 'transcriando'nossas leituras.
Prosa ou poesia? Esta questão sobre o gênero do texto ouvido e lido ficou para ser pensada durante a semana. O encontro seguinte, iniciaríamos com a leitura sobre as diversas opiniões dos 'escreviventes'.
PS: para ouvir (a leitura do próprio poeta Haroldo de Campos d)o primeiro formante de Galáxias, ir para www.poesiaconcreta.com . Clicar em 'som' e uma vez em som, clicar em 'discos'. Lá haverá um disco contendo alguns formantes desta obra,16 se não me engano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário