Por Nedilson
Encerrou-se no último sábado, 10/10, o derradeiro módulo do projeto Escrevivendo na Casa das Rosas neste ano de 2009. Embora não tenha sido possível contar com a presença fundamental da nossa mediadora Karen Kipnis, o encontro foi, novamente, uma boa oportunidade para se conversar sobre a escrita, de maneira mais ampla, e sobre o fazer artístico e literário, mais especificamente. A partir da leitura de alguns versos de João Cabral de Mello Neto (“Tecendo a manhã” e “A mulher e a casa”), foram retomadas questões sobre o valor e importância da literatura num mundo marcado pelo signo da globalização, a estereotipização das linguagens artísticas a fim de contemplar interesses mercadológicos e as resistências elaboradas e postas em prática pelos artistas.
Outro assunto abordado no encontro nasceu do questionamento de um dos participantes sobre o significado mais amplo que estaria por trás da história de Bentinho e Capitu, no “Dom Casmurro”. O momento foi oportuno para inserir e discutir algumas questões sobre a constituição de alguns personagens e a função de cada um deles no panorama social da época, questões que relacionadas à trama podem abrir outras perspectivas de entendimento da obra.
No final, houve uma agradável confraternização, que se aproveitou do espírito de Dia das Crianças, com refrigerante, bolos e doces. Espero que nos próximos módulos do projeto possamos contar com a gratificante participação de todos esses que estiveram presentes nos encontros desses últimos meses, além de contar com a presença de novos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário